Wednesday, May 19, 2010

Doações do Corpo na Sala Dobradiça nesta quarta!

O Grupo Sala Dobradiça, núcleo de artes visuais do Macondo Coletivo, convida a todos os interessados, tanto residentes em Santa Maria quanto de outras localidades, a acompanhar presencialmente ou em nossas mídias de cobertura a exposição:

III Ação Artística Doações do Corpo
de Zenilda Cardozo

A III Ação Artística Doações do Corpo é parte integrante do Programa Doações do Corpo - interface entre o sistema de transplantes de órgãos e tecidos e o circuito de artes. Através das ações artísticas, intituladas Doações do Corpo, a artista pretende fazer a doação de seus órgãos/obras e a reconfiguração do próprio corpo através da montagem de um autorretrato com as fotos dos receptores selecionados através de edital. Essa proposta problematiza o corpo como metáfora, especificamente, o corpo fragmentado da doação de órgãos e, ao mesmo tempo, propõe questionamentos a respeito dos processos de seleção adotados pelo sistema de transplantes e pelo circuito das artes, sobre a inclusão/exclusão existentes nos dois sistemas.

O Edital e a ficha de inscrição para as Doações do Corpo serão disponibilizados nos blogs www.doacoesdocorpo.blogspot.com e www.saladobradica.blogspot.com no dia da abertura.

Zenilda Cardozo é natural de Tupanciretã/ RS, vive e trabalha em Porto Alegre desde 2000. É graduada em Biologia pela UNICRUZ e em Desenho e Plástica pela UFSM, com Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela UFRGS. Trabalha na intersecção entre o campo das artes e o das ciências, com a problematização dos discursos acerca da centralidade do corpo na contemporaneidade. Em 2009 realizou a exposição individual Doações do Corpo, na Sala Fahrion – Reitoria UFRGS, Porto Alegre/RS, apresentando o resultado da primeira Ação Artística realizada através da página da web www.doacoesdocorpo.blogspot.com, recebendo duas indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Participou das exposições coletivas Mostra Internacional de Arte - Entrelínguas. Idiomas. Pelotas/ RS, 2009. Exposição Coletiva A Mostra Mostra Vizinhança – Centro Universitário de Cultura e Arte. Pelotas/RS, 2008. Exposição Coletiva LINHA POA-CxS – Galeria Gerd Bornheim – Casa da Cultura de Caxias do Sul – RS, 2007.


A mostra tem abertura nesta quarta-feira, dia 19 de maio, às 21h
no Espaço-Suporte Sala Dobradiça (anexo ao Macondo Lugar, rua Serafim Valandro, 643. Santa Maria/RS).
Encerramento: 09 de junho.

Para acompanhar o evento ao-vivo na web, via twitcam.com
(@saladobradica):

Vernissage: dia 19, a partir das 21h.


No comments: