Tuesday, May 11, 2010

Mostra de fotos sobre Santa Maria / Movimento de Mulheres Negras / Momento Musical

A Biblioteca Central realiza a partir desta terça-feira, 11 de maio, uma mostra de fotos artísticas sobre Santa Maria, em homenagem ao 152ª aniversário da cidade, comemorados dia 17 de maio próximo. A exposição Overlaps conta com fotos que mostram a cidade pelo olhar do acadêmico de Artes Visuais, Carlos Donaduzzi. As fotos utilizam um misto de técnica analógica e digital e referências de lomografia, que é uma espécie de fotografia experimental, com câmeras de baixa qualidade e utilização de filmes diferentes dos convencionais vencidos, segundo o artista. As obras estarão expostas no andar térreo da Biblioteca Central, de 11 a 19 de maio, e a entrada é livre.

Movimento de Mulheres Negras: as bonecas de pano abayomi

O Núcleo de Estudos Contemporâneos e os Cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais da UFSM promovem a palestra Movimento de Mulheres Negras: as bonecas de pano abayomi, na próxima sexta, dia 14. A palestrante será a educadora e artesã Waldilena Serra Martins, criadora das bonecas abayomi. A palestra será às 19 horas, na sala 2374 do prédio 74 (campus). Será fornecido certificado de participação de 4 horas-aula. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail necon_ufsm@hotmail.com

A história das bonecas abayomi começou com Lena Martins, artesã de São Luiz do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho. A cooperativa estimula as relações de cooperação e generosidade, o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero e integrando a memória cultural brasileira.

Momento Musical

A seguir, a programação do Momento Musical para esta semana:

Quarta-feira (12) no hall do CAL
12h - Música Popular no Brasil - Recital dos alunos de Música Latinoamericana
Orientação: Prof. João Batista Sartor

Quinta-feira (13) na sala Jean Sebastian Benda
12h45min - Recital de Trombone e Piano - Classe de Trombone
Orientação: Prof. Diego Ramires

Sexta-feira (14) no Teatro Caixa Preta
12h45min - Recital de Música de Câmara
Orientação: Prof. Marco Antonio Penna

No comments: